quinta-feira, 9 de março de 2023

Pernambuco vive novo momento com mulheres nos principais espaços de poder

 

O Dia Internacional na Mulher, comemorado ontem (8), trouxe de volta uma reflexão que permeia os debates de toda roda política: a participação feminina nos espaços de poder, além da própria militância partidária. E nosso estado, terra de Cristina Tavares, mulher forte, pioneira na nossa política, vive um momento ímpar. Se nos Legislativo estadual nós perdemos cadeiras, no Executivo estamos fazendo história.
A eleição de Raquel Lyra e Priscila Krause para o governo, em 2022, foi um feito inédito. A tucana foi a primeira mulher eleita para o cargo mais alto do estado. E ainda levou consigo uma vice mulher, fechando uma chapa quase toda feminina – Guilherme Coelho completou o time na disputa pelo Senado. Antes delas, Luciana Santos já havia sido eleita, mas para a vice de Paulo Câmara. A comunista, hoje ministra da Ciência e Tecnologia, chegou a ocupar o posto momentaneamente quando Paulo deixava o estado.
E por falar em Senado, temos não apenas uma governadora e uma vice, mas uma senadora. Teresa Leitão é a primeira mulher a representar Pernambuco na Casa Alta, em Brasília. E ela se elegeu com folga, vencendo muitos homens na corrida do ano passado. Fechando o time de Pernambuco em Brasília, ainda temos as deputadas federais Clarissa Tércio, Maria Arraes e Iza Arruda, que estrearam na Câmara com muita disposição para o trabalho.
Na Assembleia Legislativa, o número de representantes femininas diminuiu, é verdade. Mas a capacidade de articulação, mobilização e enfrentamento permanecem com toda força. A bancada feminina na Casa Joaquim Nabuco é composta pelas deputadas Dani Portela, Débora Almeida, Gleide Ângelo, Rosa Amorim, Simone Santana e Socorro Pimentel, que, com seus diferentes perfis, já se revelaram grandes quadros da nossa política. E que assim seja, cada vez com mais mulheres nesses espaços de poder!


O povo quer saber: quais serão as próximas mulheres eleitas em Pernambuco?


FalaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário